Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rio do Canadá fica verde fluorescente!

Guerra química? Biológica? Desastre ambiental?
Os visitantes do parque Provincial Goldstream, no Canadá, ficaram assustados no mês passado ao verem a água do rio Goldstream assumir uma cor verde fluorescente brilhante.
A coloração parece ter começado a 500 metros da entrada do parque, perto de Victoria e por cerca de uma hora a substância desceu por ambientes ecologicamente sensíveis. Conhecido por seus cardumes de salmão, águias e outros animais selvagens o rio teve de volta sua cor normal por volta das 17:30hs. Nenhum peixe ou outro animal foi encontrado morto.
O ministério do meio ambiente canadense enviou equipes a região para investigar o incidente e membros do corpo de bombeiros de Langford coletaram amostras para análise. Segundo o chefe dos bombeiros, no início deste mesmo dia, uma fonte ao lado do memorial de veteranos Parkway em Langford, também ficou verde brilhante.

Fonte original: NATIONAL POST

Foto/Picture: Jane London/Handout

Mais tarde foi descoberto através das amostras coletadas, que a substância que deixou o rio verde brilhante foi a FLUORESCEÍNA, um composto sintético solúvel em água e álcool. O produto é geralmente utilizado para rastrear vazamentos em fossas sépticas e sistemas de água e felizmente NÃO é tóxico.
No entanto, a fluoresceína também é utilizada no diagnóstico médico e diretrizes avisam que pode provocar reações que vão desde náuseas e urticária até a morte por choque anafilático. Pelo jeito, não é uma substância tão inofensiva assim...

Fonte: NATIONAL POST de 31 de dezembro de 2010


0 comentários:

Template - Dicas para Blogs