Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Em defesa dos rios da Amazônia

Depois de assistir estes vídeos abaixo não será preciso falar muita coisa.
A construção da usina de Belo Monte na bacia do rio Xingu pode se resumir em uma palavra: DESASTRE
Técnicos já disseram que Belo Monte será, proporcionalmente, a hidrelétrica mais cara e menos produtiva em relação a todo o investimento e impacto ambiental causado! Quilômetros do rio praticamente secarão e os primeiros a sentirem os efeitos serão os povos da floresta que vivem ao longo do Xingu e tem neste rio sua principal fonte de subsistência como os ribeirinhos, agricultores familiares e populações indígenas. Isso sem falar no riquíssimo ecossistema que será inundado quando os lagos do complexo ficarem cheios. Centenas de quilômetros de florestas serão destruídos colocando em risco várias espécies.
Infelizmente, muitas pessoas ainda acham que este projeto gigantesco trará “desenvolvimento” à região; Outros acham que o movimento contra a construção foi projetado por ONG’s internacionais que não querem que a Amazônia seja ocupada. Uma paranóia perigosa. Que raio de progresso eles esperam?! Quando que a humanidade vai entender que dinheiro não se come?
Com certeza o dinheiro investido (cerca de 30 bilhões de reais) poderia ser usado no desenvolvimento de formas de energia menos agressivas e mais eficientes.

Mas ainda podemos lutar, assinando a petição contra a construção da usina: (HELP!) Não deixe de assistir os vídeos!!!






(créditos: xinguvivoparasempre by Youtube)

Mais sobre o assunto:
Marina Silva falando sobre Belo Monte:
http://www.youtube.com/watch?v=btOfeHbVZpo&feature=related

Belo Monte = Crime ambiental:
http://www.youtube.com/watch?v=gIniIMEm6as&feature=related

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs