Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rio.. ops! Rússia 40 graus?!


A excepcional onda de calor que atingiu a Rússia é impressionante. Mesmo com todo o esforço do governo russo, a propagação dos incêndios florestais está sem controle e já destruiu mais de 172 mil hectares, matou várias pessoas, destruiu casas e não dá sinais de retrocesso. As temperaturas no oeste do país chegam a 40 graus.
Acredito que está situação é uma evidencia de que algo vai muito errado com nosso planeta. Culpa nossa? Ou a Terra está passando por mais um período geológico natural? Não sei! Há muitas controvérsias sobre o assunto. Mas sem duvida nenhuma a humanidade tem feito muito mal ao seu planeta. Somos, pelo menos em parte responsáveis.
Algo me fez lembrar a famosa conclusão do agente Smith no filme ‘Matrix’ no qual, segundo ele, o ser humano se encaixaria na descrição de um vírus; pois qualquer outro mamífero procura o equilíbrio com o ambiente a sua volta. Nós não... Paramos em uma área e começamos a se multiplicar e consumir todos os recursos naturais do local, depois é só mudar para outros locais em busca de mais recursos e desta forma mais ecossistemas são destruídos.
E qual será o fim disto tudo? Falamos tanto em salvar o planeta, mas na verdade somos nós que precisamos ser salvos! O planeta vai continuar existindo por bilhões de anos ainda. Quem vai entrar pelo cano com toda essa degradação somos nós! A humanidade é que precisa de um planeta habitável, mas parece não nos importarmos com isso.
Em busca de um pseudo-progresso idiota, o homem polui rios e mananciais; suja os mares com as malditas manchas de petróleo comprometendo a vida marinha; destrói a fauna por ganância ou simplesmente pelo prazer de matar animais indefesos (quem viu a reportagem sobre a caça as onças no Fantástico?).
Nosso ar também está poluído e aquecido afetando o clima em várias partes do planeta. E mesmo assim as nações caminham devagar, quase parando em busca da solução, A má vontade e a burocracia são evidentes nesses congressos inúteis sobre o clima, onde só se conversa muito e nenhuma solução prática é efetivamente tomada. Porque será que são tão poucos que param para pensar no que vão deixar para seus descendentes?! Será que as próximas gerações terão o prazer de ver o vôo de um águia, a magnífica figura de um tigre ou simplesmente poderem sentar a beira de um rio para pescar sem correr o risco de comer algo contaminado? Ou viverão em meio ao lixo, brigando e se matando por um pouco de água limpa, num clima infernal devido ao efeito estufa? Os russos estão sentindo na pele o aquecimento; nós aqui no sul do Brasil ainda estamos no inverno, rigoroso por sinal... mas quando o verão chega, também sentimos o impacto da nossa presença massiva na Terra. E o futuro???
De todo coração, tenho esperança que um dia a mente do homem de fato evolua e possamos viver em harmonia com nosso planeta e com os demais habitantes dele. Mesmo que isso só vire realidade através de uma intervenção divina. (Em breve falaremos mais sobre o assunto)

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs