Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 4 de julho de 2010

Rede eletrica inteligente - uma ameaça a privacidade


Esta semana li alguns artigos interessantes sobre tecnologia que me deixaram um pouco preocupado, acredito que não apenas eu, mas qualquer pessoa que se preocupe um pouco com sua privacidade deva ficar alarmada com as tecnologias de “rede elétrica inteligente” que estão chegando. Esse tipo de tecnologia está sendo criada e desenvolvida com o intuito de ajudar as empresas distribuidoras a controlar de forma eficiente, o consumo de energia, atenuando os picos de demanda para reduzir o consumo total.
Parece uma boa, ainda mais para mm que tenho fortes convicções ambientalistas. Mas veja só o que diz Martin Pollock da Siemens, empresa multinacional alemã do ramo:
“Nós da Siemens, temos tecnologia par registrar (o consumo de energia) a cada minuto, segundo, ou microssegundo, mais ou menos em tempo real. Com base nisso somos capazes de inferir agora quantas pessoas estão em casa, o que fazem se estão no andar de cima ou debaixo, se tem cachorro, quando costumam sair da cama, quando saiu da cama no dia em questão, a que horas tomam banho, são massas de dados privados” disse.
Muito mais eficiente do que o ‘BIG BROTHER’ do famoso livro 1984 de George Orwell não acham?!
Aliás, programas como o BIG BROTHER produzida pela Endemol Holandesa e transmitida no Brasil pela rede Globo, foram criados para condicionar as pessoas a aceitarem essa realidade sem maiores resistências. Já imaginou?! Os funcionários da sua companhia de energia elétrica saberão quase tudo o que você está fazendo, se está dormindo, se está jantando, se está assistindo TV e até se você estiver fazendo sexo e tudo em tempo real!
Neste ponto alguém pode dizer: “- não me importo com o que os outros pensam”; “- não estou fazendo nada de errado mesmo” ou ainda “- minha vida é um livro aberto”. De fato, ter a ficha limpa e não dever nada pra ninguém é uma condição bastante louvável, mas a intromissão não para por aí...
Como estas tecnologias usam como base medidores que exibem o consumo em tempo real usando a internet sem fio, será possível para as companhias (ou para o governo) não somente prever a demanda, como também cobrar mais caro nos horários de picos e até mesmo desligar aparelhos à distância!
Fico só imaginando o mau uso que esta capacidade de ligar/desligar aparelhos à distância pode gerar por parte das empresas de distribuição de energia. Na Califórnia já existem reclamações de aumento da conta de luz e mesmo assim o presidente Barack Obama quer implantar a ‘rede inteligente’ em todos os E.U.A.
Os defensores da tecnologia gostam da possibilidade de programar eletrodomésticos individuais a ligarem quando a energia estiver mais barata ou quando os painéis solares não estiverem funcionando.
Eu pelo menos, não consigo imaginar alguém me dizendo a que horas devo lavar a roupa ou ligar o microondas e acho que a maioria das pessoas pensam desta forma. Mesmo assim acredito que esse é o tipo de coisa que veio pra ficar, se a implantação será a força ou não... já é outra história!

Abraço a todos!

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs