Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mistério: O evento de Tunguska (1908)

Falamos na semana passada sobre os estudos de Nicola Tesla durante minhas pesquisas tomei conhecimento de um evendo ocorrido há mais de 100 anos e até hoje permanece um mistério: o chamado 'evento de Tunguska'.
Esse evento me chamou a atenção e eu comecei a ler sobre ele.
Tunguska é uma região de florestas de taiga que fica na Sibéria central (Russia).
Na manhã de 30 de junho de 1908, testemunhas viram uma imensa bola de fogo cruzando o céu que em seguida tocou o horizonte e causou uma gigantesca explosão equivalente a 1000 bombas atômicas iguais a que foi lançada sobre a cidade japonsa de Hiroshima.

Esta explosão permanece um dos grandes mistérios da humanidade, pois apesar de muitos afirmarem que foi um meteorito de tamanho médio, não existe o menor vestígio de uma cratera na região! Não obstante a isto, foram destruído nada menos do que 2000 km² da floresta siberiana e mais de 200 Km² de arvores foram queimadas; a explosão iluminou o céu de grande parte do hemisfério norte durante 3 dias (Durante dois dias, em Londres, a cerca de dez mil quilômetros de distância do evento, se podia ler jornal à noite, graças à luminosidade gerada), uma onda de choque foi propagada e circundou o planeta duas vezes e agitou o campo magnético terrestre. Devido aos anos conturbados que se seguiram ao evento passaram-se dez anos até que uma expedição fosse enviada ao local para investigar o acontecido.
Existem muitas teorias sobre o que possa ter ocorrido em Tunguska naquela manhã. mas os cientistas ainda não sabem exatamente que tipo de artefato vindo do espaço atingiu a atmosfera terrestre naquele dia.
Recentemente um cientista russo levantou a hipótese de que um grande cometa teria passado 'de raspão' sobre a terra e agitado a atmosfera superior deixando cair um pedaço do material em direção ao solo, causando desta maneira uma explosão química, a maior já presenciada pela humanidade. segundo esta tese, a explosão teria ocorrido na alta atmosfera e isto explicaria o fato de não haver crateras no local. parece uma teoria bastante razoável. Mas existem outras...
Segundo alguns cientistas poderia ter sido um fragmento de antimatéria que se transformou em energia ao se deslocar na atmosfera da terra (alguém lembra do filme 'anjos e demônios?') está teoria é contestada devido a ausência de radioatividade residual em quantidade. porém há sim locais com resíduos de radioatividade. inclusive algus físicos sugerem o surgimento de um mini buraco negro. teoria pouco provável.
Existe ainda a exótica hipótese da queda de um OVNI na região. Há muitos relatos de pessoas que testemunharam o fato e disseram que esta 'coisa' fez uma curva no céu antes de cair, além do avistamento de objetos luminosos e cilindros no céu, dias antes do evento ter ocorrido. Os adeptos desta tese se apegam ao fato de não haver sinais de cratera no local.
Apesar de todas as teorias, o mais provavel é que um pequeno cometa possa ter caído na região conforme a tese do cientista russo:
Usando o conhecimento moderno sobre a estrutura química dos cometas, ele explica que um pedaço rico em peróxido de hidrogênio entrou na atmosfera de forma tangencial,
Com a queda lenta e tangencial do fragmento cometário, o tal objeto aqueceu-se gradualmente pelo atrito atmosférico e o calor provou a dissociação do peróxido de hidrogênio em oxigênio e água detonando e vaporizando o fragmento.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs